quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CARACTERÍSTICAS DE UM NAMORO SAUDÁVEL


Avaliar a qualidade do namoro pode dar aos namorados condições de identificar problemas potenciais do casamento. Um namoro defeituoso certamente gerará um casamento com sérias brechas. Precisamos, sempre, buscar conhecer quais têm sido as consequências do nosso namoro. Se elas estão sendo boas, têm nos feito crescer como pessoa, é um sinal de que o nosso relacionamento está saudável. Vamos, então, analisar quais de um namoro saudável, afim de identificar as falhas que temos cometido e corrigi-las.
1.      Um namoro saudável proporciona crescimento
Uma das grandes características de um namoro saudável é que ele proporciona crescimento e amadurecimento aos namorados. Um relacionamento que não nos faz amadurecer social e pessoalmente não pode ser uma boa base para construir um casamento de sucesso.
Proporcionar crescimento é apoiar as ideias, os projetos, os sonhos do outro. É motivá-lo, incentivá-lo e ajudá-lo a corrigir as falhas que surgirem. Proporcionar crescimento é ajudar o outro a perceber as dificuldades que estão impedindo seu crescimento e trabalhar com afinco para resolvê-las. Um namoro que não ajuda o outro a ser melhor, ser mais honesto, mais sincero, mais espiritual, mais dedicado aos pais, mais envolvido com a Igreja certamente está fadado ao fracasso.
Os namorados precisam entender que o namoro não serve só para conhecer a outra pessoa, mas também para ajudá-los a desenvolverem as habilidades de relacionamentos que eles gostariam de ter no casamento.

Se uma menina gostaria que seu marido fosse atencioso com ela, deveria começar a desenvolver esse hábito no namoro, motivando-o sempre que ele agisse assim.
O livro O AMOR QUE PERMANECE PARA SEMPRE chama isso de CONSTRUIR UMA CONSTITUIÇAO DO CASAMENTO. Como estamos falando de namoro, vou chamar de construir os paradigmas que seu namoro terá. Desenvolver as habilidades de relacionamento deve ser uma prioridade do namoro, pois, depois de casados, vocês terão outros problemas mais sérios para resolver. Estar alinhado quantos aos projetos de vida, quanto aos medos e dificuldades um do outro no namoro certamente vai contribuir para que, no casamento, seja possível resolver conflitos com mais facilidade.
Os namorados precisam discutir que tipo de casamento querem ter e quais as mudanças que ambos precisam ter pra que isso aconteça. Isso é namorar com inteligência. Fazer isso no namoro dá ao outro o direito de escolher se quer ou não casar, mesmo antes que a intimidade se torna maior e dificulte mais as coisas. Quem quer construir um relacionamento de verdade precisa estar disposto a fazer mudanças em seus hábitos e atitudes, pois, caso contrário, seria melhor ficar sozinho.
É interessante que geralmente se diz por aí que os opostos se atraem. No início do namoro isso até pode soar como romântico, mas a verdade é que com o passar do tempo, os opostos acabam se repelindo. Por quê? Porque cada um tem a sua própria constituição de vida. Cada um tem seus sonhos, seus medos, suas incertezas e, com o passar do tempo, isso virá à tona. Por isso é necessário que cada casal de namorado resolva discutir suas constituições de vida pessoais e tentar ajustá-las aos dois. Para isso, cada um terá que abrir mãos de alguns itens de sua constituição, para que o relacionamento seja produtivo.
No namoro isso é feito em uma escala menor, pois é no casamento que essa constituição será melhor trabalhada. Fazer isso ainda no namoro ajuda os dois a analisarem o relacionamento e detectarem o que está bom e o que está errado. Isso, certamente, gerará crescimento para ambos.
2.      INVESTE NA VIDA ESPIRITUAL DO PARCEIRO
Muito comum é, durante o namoro, os “pombinhos” experimentarem um ‘esfriamento’ espiritual. Isso acontece por várias razões, mas a mais comum é que o casal começa a se envolver com intimidades de maior cunho sexual e passam a sentir culpados por isso, distanciando-se da Vontade de Deus.
Isso acontece quase inconscientemente, pois, na cabeça da maioria das pessoas pecado significa distanciamento de tudo o que lembra Deus. No entanto, acredito que devamos ter uma atitude bem diferente quando pecamos. O pecado faz diferença entre nós e o nosso Deus, no entanto, não é o nosso distanciamento do Pai que nos fará parar de pecar. Só conseguiremos realmente buscar e viver a santidade se nos aproximarmos mais de Deus.
Nossa atitude é o contrário. Pecamos. Paramos de ler a Bíblia. Paramos de orar. Paramos de participar dos ministérios e, quando mais esperamos, já estamos completamente distantes da vontade de Deus. Aprendi a fazer o contrário. Quanto eu mais eu luto para vencer um pecado, mais de Deus eu me aproximo, pois é somente no Altar dele que consigo purificação dos meus pecados.
Por isso é muito importante que os namorados estimulem-se a buscar a santidade. Quando um perceber que o outro está mais frágil, é hora de colocar-se como um canal de Deus na vida do seu amor. Lutar para manter um namoro santo é papel dos dois, não apenas da mulher, como pensam alguns.
3.      O NAMORO SAUDÁVEL CULTIVA O COMPROMISSO
No início do namoro, é normal que o casal não pense em casamento, mas isso não quer dizer que eles não precisem cultivar o compromisso entre eles. Compromisso fala de estar emocional, espiritual e fisicamente ligado ao seu amor.
Primeiro, devemos lembrar que o compromisso não é um sentimento, mas um conjunto de atitudes. O namorado precisa estar comprometido com o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento de sua namorada, e ela da mesma forma. Dentre o conjunto de atitudes que compõem o comprometimento, vejamos os mais importantes, ao meu ver:
a)      Exige-se que se abra mão de algumas coisas
Vivemos a época do descompromisso total. As pessoas já não querem mais se responsabilizar por suas atitudes e vivem culpando A ou B pelos seus fracassos. Isso, infelizmente, tem refletido em muitos relacionamentos. Ter compromisso com alguém implica em abrir mão de algumas vontades para que o relacionamento se desenvolva.
Quando um namorado não consegue abrir mãos de algumas coisas que estão prejudicando a sua vida e seu relacionamento, ele demonstra imaturidade, pois, fatalmente, terá de ceder e abrir mão no casamento.
Não há relacionamento sem compromisso, assim como não há compromisso sem maturidade. A maturidade é necessária para se ter visão, para se enxergar mais além e para ser capaz de aceitar que o namoro sério certamente tem o papel de moldar o seu caráter.
Quem está num relacionamento no qual um não permite que o outro trabalhe para a transformação de suas atitudes está caminhando para a frustração do relacionamento. Namorar é, em essência, a etapa da construção do amor e o amor só é construído quando o compromisso de ambos de trabalhar nessa obra. O homem precisa aprender a ceder para que sua amada lhe dê alguns “toques”, pois muitas mulheres tem uma capacidade aguçada de perceber falhas em nós, que, se não tratadas, podem levar ao fracasso do relacionamento.
b)      Exige responsabilidade
Uma vez que o namoro saudável exige compromisso, obrigatoriamente o este faz parte da responsabilidade. Uma pessoa irresponsável não consegue ter compromisso, pois não é constante. Constância é um traço de caráter fundamental em quem deseja construir uma vida de sucesso. Não adianta começar muitos projetos e não terminar nenhum deles. É preferível ter apenas uma ideia bem desenvolvida a ter muitas ideias que nunca saem do papel.
Responsabilidade diz respeito, em primeira instância, a ser capaz de assumir a atitude de cumprir aquilo que prometeu ou se comprometeu. O dicionário Aurélio nos dá uma definição bem interessante sobre a responsabilidade. O responsável, além de responder pelos próprios atos, também responde pelos atos de outras pessoas. Isso é tenazmente verdadeiro no relacionamento a dois: nenhum dos dois erra sozinho. Ambos precisam assumir o compromisso de minimizar os erros um do outro dentro do namoro. Está aqui uma verdade que todos os namorados devem aprender: se sua namorada está errando com você, certamente você tem parte nisso. Por isso, em vez de ficar criticando ou menosprezando as atitudes dela, procure identificar a sua participação nisso mudar aquilo que, em você tem atrapalhado o relacionamento.
Quando um casal não se responsabiliza pelo crescimento do relacionamento a chance de ele dar certo é muito pequena. É muito mais fácil acabar com tudo quando não está dando certo do que se responsabilizar por suas e pelas atitudes da pessoa que você ama e, assim, mudar o que tem de ser mudado.
Aqui vale a maturidade, pois pessoas imaturas não conseguem ser responsáveis, pois responsabilidade sempre implica em ceder, em reconhecer que estava errado, em abaixar a cabeça e somente as pessoas fortes e espiritual e emocionalmente saudáveis conseguem fazer isso.

c)      Exige honestidade
Há pessoas que dizem que esse não é um assunto para se discutir no namoro, mas eu discordo, respeitosamente. É no namoro que essas questões precisam vir à tona, pois o oposto à DESONESTIDADE é A HONESTIDADE e aquela é uma grande fissura de caráter que precisa ser tratada.
Honestidade tem a ver com integridade, com retidão, com princípios, com decisão e está intimamente ligada à responsabilidade. Uma pessoa com honestidade tem noções e convicções sérias do que é certo e do que é errado, e ela não está disposta a ceder em suas convicções, nem mesmo para agradar a pessoa amada.
Um homem precisa ser honesto em todos os aspectos da sua vida, desde a espiritual à relacional. Sem honestidade, o casal viverá mergulhado em mentiras, em crises financeiras, em falcatruas e nenhum relacionamento sobrevive a isso por muito tempo.
Precisamos lembrar que a honestidade também é um traço de caráter e quem tem problemas nessa área precisa urgentemente procurar ajuda, pois essa fissura atinge todas as áreas da vida dessa pessoa. Sem ser honesto um homem não consegue ser leal com sua amada e a trairá frequentemente. Sem desenvolver a integridade, um homem não se responsabilizará pelas contas da sua casa e viverá metida em dívidas e em situações problemáticas. Quanto mais o casal de namorado conversar sobre isso, mais chance o namoro terá de dar certo, pois isso evitará surpresas no casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário