quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Discipulado: a prática do relacionamento cristão.


Significado do termo:

 A palavra discipulado vem do latim discipulatu e significa “aprender”, “aprendizagem”. Relaciona-se com a palavra tirocínio, que significa: “aprendizado; exercício; prática de determinadas funções como exercício preliminar para o desempenho delas”.

Percebe-se, então, que o discipulado é um  processo de ensino-aprendizagem, onde o que ensina aprende com o que é ensinado e vice-versa, e o foco é formar novos discipuladores, pessoas maduras, comprometidas com o Reino e que se responsabilizem pela saúde espiritual, emocional e social dos que andam com elas.


Contrariando o que muitos dizem, o discipulado não surgiu com a Visão Celular, mas é tão antigo como a própria Bíblia, sendo sempre uma forma de levar as pessoas ao melhor caminho.


Muitos homens na Bíblia passaram por este estágio e, alguns, foram discipulados pelo próprio Deus. Vou citar apenas um, como exemplo:

 - Adão –  Adão foi discipulado pelo próprio Deus. Nos capítulo 1 e 2 do livro de Gênesis, lemos o relato da criação de todas as coisas. Antes de Deus formar o homem, ele preparou o ambiente para que ele pudesse habitar ali. No verso 18, do capítulo 2, lemos:

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhe chamariam; e tudo o que Adão chamou a toda alma vivente, isso foi o seu nome.” (...)

Entendemos, por esses versículos, que Deus estava se relacionando com o homem e o ensinando a ter domínio sobre todas as coisas que Deus criara. Era Deus discipulando Adão.

Moisés exerceu discipulado sobre Josué, e foi discpulador por seu sogro e muitos outros exemplos bíblicos de discípulos e discipuladores. Elias também exerceu discipulado sobre Elizeu.

Partiu pois, Elias (Monte Horebe ) e achou a Elizeu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima.
Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.  Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia. (I Reis 19:19-21)
Percebemos então que o discipulado é uma prática muito comum desde o Antigo Testamento, e que tem muito validade em nossos dias.
               Discipular uma pessoa é, portanto, caminhar com ela, motivando-a ao crescimento e desenvolvimento espiritual. É trabalhar para que as pessoas com quem você vive amadureçam espiritualmente e possa, no futuro, discipular outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário